Jornada Científica para Professores: Desenvolvendo a Iniciação Científica no Ensino Médio

Jornada Científica para Professores: Desenvolvendo a Iniciação Científica no Ensino Médio

Jornada Científica para Professores: Desenvolvendo a Iniciação Científica no Ensino Médio

103 103 people viewed this event.

Jornada Científica para Professores: Desenvolvendo a Iniciação Científica no Ensino Médio
A Jornada Científica para Professores: Desenvolvendo a Iniciação Científica no Ensino Médio é um evento de 5 dias, que ocorrerá de 20 a 24 de janeiro, totalmente online, destinado a capacitar educadores a orientar e motivar seus alunos na realização de projetos científicos de maneira prática e eficaz. Durante o evento, exploraremos de forma detalhada como os professores podem introduzir conceitos e práticas da iniciação científica na sala de aula, estimulando a pesquisa e o protagonismo dos estudantes.

Dia 1: Módulo 1 – Introdução à Iniciação Científica
O primeiro dia será dedicado a apresentar o conceito de ciência e iniciação científica, destacando a importância da pesquisa para o desenvolvimento intelectual dos alunos no Ensino Médio. Vamos discutir como os professores podem incorporar a pesquisa em sala de aula, abordando a ética científica e exemplificando pesquisas exitosas realizadas por estudantes.

Dia 2: Módulo 2 – Escolha do Tema e Elaboração do Projeto
Neste dia, os professores aprenderão a auxiliar os alunos na escolha de temas de pesquisa relevantes e significativos. Abordaremos como identificar problemas de pesquisa e estruturar projetos com objetivos claros, justificativas adequadas e hipóteses bem fundamentadas. Também serão apresentadas ferramentas de planejamento para organizar o processo de pesquisa desde o início, facilitando o trabalho dos alunos.

Dia 3: Módulo 3 – Métodos de Pesquisa e Coleta de Dados
O terceiro dia será focado em métodos de pesquisa, abordando tanto abordagens qualitativas quanto quantitativas. Mostraremos como os educadores podem ensinar aos estudantes técnicas de coleta de dados, como entrevistas, questionários e observações, e como orientá-los a organizar e analisar esses dados, enfatizando a importância de manter a qualidade e a validade dos dados coletados.

Dia 4: Módulo 4 – Produção e Documentação Científica
O quarto dia do curso será dedicado ao ensino de práticas de redação científica. Os professores aprenderão como orientar os alunos na elaboração de artigos científicos completos, incluindo introdução, metodologia, resultados e conclusão, com base em normas acadêmicas, como a ABNT. Além disso, serão explorados recursos digitais úteis para facilitar a organização e formatação dos textos, bem como a correta citação de fontes.

Dia 5: Módulo 5 – Apresentação de Projetos e Mostra Final
No último dia, os professores aprenderão a ensinar os alunos a apresentar seus projetos de maneira eficaz, tanto oral quanto visualmente. O foco será preparar os estudantes para eventos científicos como feiras e seminários, e as metodologias para apoiar apresentações bem-sucedidas. O evento será concluído com a apresentação dos projetos desenvolvidos durante a semana, seguidas de reflexões sobre como essas atividades podem ser incorporadas na rotina de sala de aula. Além disso, discutiremos como os professores podem incentivar a participação dos alunos em chamadas para eventos científicos externos.

Este curso oferece uma oportunidade única para os educadores se capacitarem a desenvolver a iniciação científica no Ensino Médio, fornecendo ferramentas práticas e teóricas para cultivar a curiosidade científica, o pensamento crítico e o aprendizado ativo entre os estudantes.

Additional Details

Estado - Bahia

 

Date And Time

20-01-2025 | 19:00 to
24-01-2025 | 19:00
 

Local

 

Tipos de eventos

 

Categoria do evento

Share With Friends